“Cometi um grande erro”, assume João Barbosa a propósito do momento em que perdeu a primeira posição e, provavelmente, a hipótese de vencer a corrida do Campeonato Gran-Am em Laguna Seca, Califórnia. Já que o piloto português seguia na liderança quando colidiu com o muro das boxes danificando o Corvette DP n.º 5 da Action Express Racing.
“Estou dececionado comigo mesmo. Cometi um erro idiota quando vim às boxes e perdemos muitas posições em pista. Quando isto é tão competitivo e equilibrado o andamento é muito difícil de recuperar”, explica João Barbosa.
“O carro n.º 6 estava a atrasar-me um pouco e isso não tornou a minha tarefa mais fácil. Estou frustrado com o erro que provavelmente nos custou uma posição no pódio. Ia ser difícil mas sinto que hoje podíamos ter conseguido um resultado melhor do que o sétimo lugar”, acrescentou o piloto do Porto.
Até então o fim-de-semana tinha corrido bem para Barbosa, já que o seu parceiro de equipa, Christian Fittipaldi, tinha qualificado o carro para a quinta posição da grelha de partida, ficando apenas a três décimas da ‘pole position’.
O piloto português já previa que a corrida não ia ser fácil, encarando a prova com cautela, mas depois de conseguir ganhar várias posições e ficar na liderança a pouco menos de hora e meia do final tudo se precipitou com a colisão no muro das boxes e consequente perda de lugares, vindo a terminar no sétimo lugar.
Ao invés, Jordan Taylor e Max Angelelli fizeram tudo bem, vencendo convincentemente e bater os Riley BMW da Ganassi Racing, nomeadamente o de Scott Pruett e Memo Rojas, seus rivais no campeonato, que viram os seus companheiros de equipa, Scott Dixon e Dario Franchitti cederem-lhes a segunda posição de modo a limitar as perdas para os adversários diretos.
Classificação
1.º Jordan Taylor/Angelelli (Corvette DP) 105 voltas
2.º Scott Pruett/Memo Rojas (Riley-BMW) + 2,692s
3.º Scott Dixon/Dario Franchitti (Riley-BMW) + 3,695s
4.º Alex Gurney/Jon Fogarty (Corvette DP) + 4,930s
5.º Sébastien Bourdais/Emilio di Guida (Corvette DP) + 5,698s
6.º Justin Wilson/Gustavo Yacaman (Riley-Ford) + 8.341s
7.º João Barbosa/Christian Fittipaldi (Corvette DP) + 8.384s
8.º Richard Westbrook/Ricky Taylor (Corvette DP) + 9.058s
9.º Dane Cameron/Wayne Nonnamaker (Riley-BMW) + 9.357s
10.º Oswaldo Negri Jr./John Pew (Riley-Ford) + 11.224s