Raúl Circunegui, um uruguaio de 58 anos de idade, estava desaparecido nos Andes há quatro meses, depois de uma aventura de mota pelas montanhas. Depois de um inverno rigoroso e frio, o homem foi encontrado vivo, neste domingo. Escapou à morte alimentando-se de ratos e frutos secos…
A imprensa local fala em milagre e não é caso para menos. Um uruguaio esteve desaparecido durante quatro meses, depois de uma aventura nas montanhas, a bordo da sua moto, que avariou e o deixou sem meios para regressar.
Raúl Circunegui perdeu-se, entretanto, nas montanhas entre o Chile e a Argentina, na sua tentativa de regresso a casa. Partiu um pé e ficou ainda mais debilitado.
Ao longo de quatro meses, este uruguaio alimentou-se de ratos e frutos secos. E nem o rigoroso inverno o fez perecer, nesta luta pela vida.
O homem, de 58 anos, foi encontrado pelas autoridades argentinas da província de San Juan. Raúl Circunegui estava num abrigo que construiu, a 2840 metros de altitude.
Quando ouviu as equipas de resgate, o uruguaio deslocou-se para a porta do abrigo, mesmo com dificuldades em caminhar. Gritou por socorro e foi encontrado.
José Luis Gioja, governador de San Juan, revela ao jornal Diario de Cuyo que é história é “um verdadeiro milagre”. “Não conseguimos acreditar… Como foi possível sobreviver perante condições tão adversas?”, questiona.
Durante este período de luta pela vida, Raúl perdeu 20 quilos. Mas ganhou algo: fé. “Não tinha, mas agora tenho”, contou.
O uruguaio está desidratado e foi transportado para o hospital. Os médicos também se perguntam como conseguiu sobreviver. “É um homem com problemas de tensão alta, fumador, que apresenta desidratação e subnutrição. Apesar de tudo, deverá receber alta em breve”, contam os clínicos à imprensa local.