Nas Notícias

Governo e enfermeiros chegam a acordo

Após um longo período de negociações, o Governo anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com os sindicatos dos enfermeiros, com efeitos no ano de 2018.

Em 2018 terá inicio um “processo de revisão da carreira de enfermagem que culminará com a sua reestruturação consensualizada até ao fim do primeiro semestre”.

A partir do primeiro dia do próximo ano será feita uma “reposição dos valores as horas incómodas/ de qualidade, reduzidos para 50 por cento pelo Governo anterior”.

“Seguindo o princípio de salário igual/ trabalho igual”, os enfermeiros com contrato individual de trabalho passarão a ter um regime de 35 horas, com entrada em vigor prevista para 1 de julho de 2018. Será também criado “um suplemento de função transitório e até à revisão da carreira, de 150 euros mensais para os enfermeiros especialistas em efetivo desempenho das respetivas competências”.

Desta forma e depois de um período de negociações que se alongou, o Governo anunciou finalmente o acordo para que “os serviços funcionem dentro dos padrões da ética e qualidade indispensáveis para garantir os cidadãos em geral e aos doentes em particular os maus elevados níveis de prestação de cuidados de saúde”.

 

Em destaque

Subir