Nas Notícias

“Governo de Passos Coelho foi o primeiro em democracia a iniciar esta caça ao homem”

José Sócrates critica Justiça, classifica a Operação Marquês como um “processo político” para impedir a sua candidatura a Presidente da República, considera-se vítima de um processo de “caça ao homem” criado pelo Governo de Passos Coelho e aponta o fortalecimento da extrema-direita como consequência de. Num longo texto que assina no jornal Público, o antigo primeiro-ministro recorda o advogado João Araújo.  

“À memoria de João Araújo. Só amamos as batalhas difíceis”, lança José Sócrates, num longo texto de opinião que assina no Público, no que pode ser resumido como um ataque à Justiça e à política, pela forma como a Operação Marquês decorreu. 

“O processo marquês nunca foi um processo judicial, mas um processo político. Foi concebido e executado para me afastar do debate público e para impedir a minha candidatura a Presidente da República, que a direita dava como certa. Teve igualmente como objetivo criminalizar as políticas do governo que liderei e, desta forma, legitimar as políticas de austeridade do governo que me sucedeu”, enquadra Sócrates.  

O sucesso foi “absoluto”, numa primeira fase, já que Sócrates acabou fora do espaço político. E o PS acabou mesmo por apoiar Marcelo, na corrida a Belém. José Sócrates lembra, no entanto, que “o golpe” teve outras consequências inesperadas, como o surgimento do Chega. 

Recordando os casos Freeport e as escutas a Belém, que foram “desmascaradas e falharam”, Sócrates fala de uma “trapaça” que tinha como finalidade garantir que todas as instituições estariam controladas, nesta tentativa de ‘assassinato político’. 

“A primeira teve origem no gabinete do primeiro-ministro de então; a segunda na casa civil do Presidente da República. Quando decidiram tentar de novo, asseguraram-se que toda a gente estaria a seu lado – um governo, uma maioria, um Presidente e uma Procuradora-Geral. Faltava um juiz. A obrigação legal do sorteio foi então substituída pela ‘atribuição manual’ e o jogo foi viciado. Agora o juiz era o seu juiz, escolhido por quem nada quis deixar ao acaso. Eis a trapaça, agora denunciada na decisão instrutória. Eis o escândalo de que ninguém parece querer falar”, acusa.  

“Na verdade, o governo Passos Coelho foi o primeiro em democracia a iniciar esta caça ao homem”, dispara José Sócrates, que recorda as primeiras iniciativas desse executivo. 

A imagem da detenção, emitida em direto, também fez parte do plano, segundo Sócrates, que lembra que André Ventura era, na altura, comentador da CMTV.  “A televisão dá-lhe visibilidade e o líder do partido a oportunidade de se lançar na política”, escreve.

Sócrates aborda ainda o “momento simbólico” que representa a manifestação das polícias em frente à Assembleia da República, com aplausos “frenéticos” a André Ventura, o “único deputado a discursar”.

“Como sempre, a caçada foi feita de arrasto, sem distinguir culpados e inocentes. O que importa é mostrar serviço: acusar, difamar, insultar. Tudo é suspeito, tudo é criminoso, até se provar que não é. Eis o caminho que despertou a memória histórica da inquisição e a cultura penal por detrás dela – o julgamento passa a ser feito por quem acusa e o direito de defesa e a presunção de inocência, bases do direito moderno, transformam-se lentamente em presunção pública de culpabilidade. A “morosidade insuportável” dos julgamentos acabou. Nós, procuradores e polícias, faremos a nossa própria justiça – já não precisamos de juízes independentes e imparciais. Foi este o caldo cultural que esteve no bojo do processo marquês, que o permitiu e que o impulsionou. E ao qual a esquerda – toda a esquerda – assistiu em silêncio”, continua o antigo chefe de governo.  

Sócrates nota que “todas as alegações contidas na acusação – a fortuna escondida e a corrupção – caíram com estrondo”. E fica “agora absolutamente” outro facto, segundo José Sócrates: “Durante o meu mandato como primeiro-ministro, não foi identificada nenhuma conduta contrária aos deveres do cargo. Nunca. Pronto, este foi o primeiro passo”. 

O juiz Ivo Rosa também é alvo de críticas de Sócrates, que o acusa de “não resistir à tentação de criar novas acusações”.  

“Pronuncia-me por um crime de que nunca estive acusado e do qual nunca me pude defender. Transforma o alegado ‘testa de ferro’ em ‘corruptor’ sem comunicar aos visados esta alteração de factos”, realça.  

Essa acusação “é tão injusta e falsa como as outras e dela me defenderei”. José Sócrates aponta o dedo à comunicação social, que deu eco a todas as acusações. 

Em destaque

Subir