Ciência

Google assinala solstício de inverno com um doodle

O inverno chega na manhã desta quarta-feira ao hemisfério norte, às 10h44. A ‘efeméride’ e assinalada pela Google, sempre com um tradicional doodle alusivo ao solstício.

O inverno teve início na manhã desta segunda-feira, chegando ao hemisfério norte às 10h44 . Será o dia mais pequeno do ano, com a noite mais longa.

Os solstícios estavam previstos para as 10h44 (em 2016). No próximo ano, o solstício de inverno ocorre também a 21 de dezembro, mas às 16h28. No ano seguinte, está marcado para as 22h23.

O solstício assinala o preciso momento em que os dias invertem a lógica de redução de exposição solar, no hemisfério norte, e começam de novo a ter mais horas de Sol. Aquilo a que normalmente se chama “dias maiores”.

Este aumento da exposição solar está relacionado com a inclinação do eixo da Terra, que a coloca numa posição onde, neste hemisfério, as noites diminuem. No solstício de dezembro, os raios atingem maior inclinação, estando mais próximos da linha do horizonte, o que interfere na exposição solar.

Há uma relação entre a celebração do Natal e o solstício de inverno, já que esta festa natalícia representava o momento em que a luz do dia vencia as trevas da noite. E por isso este solstício ganhou grande relevância na história da Humanidade, havendo mesmo monumentos megalíticos voltados para o solstício.

Por exemplo, o Stonehenge (alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado em Inglaterra) foi construído para estar orientado para o pôr do sol do solstício de inverno e nascer do sol do solstício de verão.

Diversos países e regiões em particular – mesmo nos países onde o solstício não merece grande destaque – celebram este dia com as chamadas ‘festas do solstício de inverno’.

Mas há exceções. Por exemplo, no calendário chinês, o solstício de inverno é considerada uma data de extrema importância, sendo festejada a passagem de ano.

Já os romanos assinalavam o fenómeno com festivais que eram extremamente populares. O solstício era a Saturnália, numa homenagem ao deus Saturno. Segundo os romanos, o deus persa Mitra nasceu durante o solstício de inverno, o que levou a que este dia fosse de festa. Há outros deuses associados ao Sol que eram celebrados no solstício de dezembro.

Ao longo dos tempos, a tradição foi sendo perdida e este fenómeno ficou associado apenas à dimensão dos dias e à entrada do inverno. Aliás, o doodle da Google é representativo desta segunda realidade: a palavra ‘google’ ganha forma graças a um cachecol que duas mãos incansáveis criam no principal motor de busca do mundo.

No hemisfério norte, a partir de hoje, os dias começam a crescer, sendo que a 21 de junho – dia do solstício de verão – ocorre o inverso. E aquele dia é o maior do ano, sempre numa análise ao hemisfério norte.

Veja o doodle da Google:

Em destaque

Subir