EUA

Furacão Florence atingiu a costa da Carolina do Norte

O furacão Florence, de categoria 1, tocou hoje a costa atlântica dos Estados Unidos às 07:15 (12:15 em Lisboa) perto de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte (sudeste), anunciou o centro nacional de furacões norte-americano (NHC).

O furacão regista ventos de 150 quilómetros por hora e rajadas de 180. Preveem-se “inundações catastróficas”, que já foram antecipadas num vídeo interativo.

O Florence dirige-se para oeste a nove quilómetros por hora, o que o levará ao interior da Carolina do Norte e depois para o estado vizinho da Carolina do Sul.

“Não podemos enfatizar demais que o perigo mais sério associado ao Florence são chuvas extremamente fortes que vão causar inundações desastrosas”, afirmou o NHC, com sede em Miami.

o ‘Florence’ tem, de acordo com os especialistas do tempo norte-americano, “potencial destrutivo pelo perigo de marés ciclónicas, inundações e precipitações intensas, à sua passagem”.

A Agência Federal para a Gestão de Emergências já avisou que o “maior perigo” que representa a tempestade é a “tremenda quantidade de água” que descarregará ao passar pela Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia, na costa leste dos EUA.


Mais partilhadas da semana

Subir