Nas Notícias

Fritos não engordam: Os genes, sim, aponta estudo de Harvard

fritos 210fritosUm estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que o efeito dos fritos não é igual em todas as pessoas. Se algumas engordam mais, explicam os cientistas, é por terem uma predisposição genética para a obesidade. E basta um ou dois fritos por semana…

Os fritos não são os mais diretos responsáveis pela obesidade em algumas pessoas. A culpa, aponta um estudo realizado na Universidade de Harvard, está nos genes.

Segundo os investigadores, há pessoas com uma predisposição genética para a obesidade.

Nesses casos, aponta o estudo, basta consumir alimentos fritos uma ou duas vezes por semana para que o rico de obesidade seja agravado.

As conclusões apontam que consumir fritos quatro vezes por semana ou mais leva a um aumento do índice de massa corporal que, no caso das pessoas com essa predisposição genética para a obesidade, é duas vezes superior.

O resumo do estudo, publicado na revista British Medical Journal, aponta que quanto maior é o risco genético para a obesidade, mais a pessoa se deve afastar dos alimentos fritos.

“Os nossos resultados mostram que é importante reduzir o consumo de fritos para prevenir a obesidade, em particular nas pessoas geneticamente predispostas à adiposidade”, referiu Lu Qi, o investigador principal.

O estudo analisou os casos de 37 mil pessoas, referente a três grandes ensaios sobre saúde conduzidos nos EUA.

Foi a primeira investigação a analisar a interação direta entre a genética da obesidade, o índice de massa corporal e um determinado grupo de alimentos.

Em destaque

Subir