Fórmula 1

Fórmula 1: Vettel soma sétima vitória consecutiva triunfando no Abu Dhabi

sebastian vettel 4sebastian vettel 600 2Sebastian Vettel somou a sua sétima vitória consecutiva ao impor-se no Grande Prémio do Abu Dhabi de Fórmula 1, disputado este domingo no circuito de Yas Marina. Um triunfo que o tetracampeão do Mundo começou a construir na largada, quando logrou antecipar-se ao seu companheiro de equipa Mark Webber, detentor da ‘pole position’.

A partir desse momento o alemão da Red Bull foi-se afastando dos seus adversários, nomeadamente Webber, cuja luta passou a ser com Nico Rosberg, que na primeira curva conseguiu também ultrapassar o australiano.

Depois o número dois da Red Bull recompôs-se e na estratégia conseguiria levar a melhor sobre o alemão da Mercedes, apesar de nunca ter podido acompanhar o andamento de Vettel, que para além de dominar a corrida foi o piloto que melhor soube gerir os pneus da Pirelli.

Não muito longe desta luta pelas posições do pódio terminou Romain Grosjean. O francês fez um excelente arranque, que lhe permitiu ganhar uma posição a Lewis Hamilton logo na partida. Depois fez uma prova muito consistente que resultou na quarta posição final, compensando um pouco a Lotus da perda precoce de Kimi Raikkonen.

O finlandês foi obrigado a desistir logo na segunda curva da corrida devido a um toque do Caterham de Giedo Van der Garde. Uma consequência de ter sido obrigado a largar da cauda da grelha, devido à penalização pela utilização de uma peça não conforme no seu monolugar e que agora afastou ainda mais Kimi do segundo lugar no campeonato.

Fernando Alonso foi o grande beneficiado pela desistência de Raikkonen, mas fez por merecer a quinta posição final, depois de uma grande recuperação de um lugar menos favorável à partida, que o obrigou a rodar atrás do seu companheiro na Ferrari, até Felipe Massa efetuar a sua última paragem nas boxes.

paul di resta 600Quando se pensava que Nico Hulkenberg seria o ‘intruso’ nas posições cimeiras, esse feito acabou por caber a Paul di Resta. Não só porque o alemão da Sauber se viu relegado para lugares modestos por via de uma penalização por saída perigosa das boxes, mas também porque o escocês da Force India adotou um andamento consistente e uma estratégia hábil que lhe permitiu terminar entre os seis primeiros.

Classificação

1.º Sebastian Vettel (Red Bull) 1h38m06,106s
2.º Mark Webber (Red Bull) + 30,829s
3.º Nico Rosberg (Mercedes) + 33,650s
4.º Romain Grosjean (Lotus) + 34,802s
5.º Fernando Alonso (Ferrari) + 1m07,181s
6.º Paul di Resta (Force India) + 1m18,174s
7.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 1m19,267s
8.º Felipe Massa (Ferrari) + 1m22,886s
9.º Sergio Perez (McLaren) + 1m31,198s
10.º Adrian Sutil (Force India) + 1m33,257s
11.º Pastor Maldonado (Williams) + 1m35,989s
12.º Jenson Button (McLaren) + 1m43,767s
13.º Esteban Gutierrez (Sauber) + 1m44,295s
14.º Nico Hulkenberg (Sauber) + 1 volta
15.º Valtteri Bottas (Williams) + 1 volta
16..º Daniel Ricciardo (Toro Rosso) + 1 volta
17.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 1 volta
18.º Giedo Van der Garde (Caterham) + 1 volta
19.º Charles Pic (Caterham) + 1 volta
20.º Jules Bianchi (Marussia) + 2 voltas
21.º Max Chilton (Marussia) + 2 voltas

Em destaque

Subir