Fórmula 1

Fórmula 1 muda regulamentos para facilitar as ultrapassagens

A procura incessante de melhorar o espetáculo que é a Fórmula 1 levou os seus responsáveis a pensarem em formas de aumentar o número de ultrapassagens na disciplina.

Esta questão não é nova, e esteve agora no centro do debate do Grupo Estratégico, da Comissão de F1 da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e também do seu Conselho Desportivo, que aprovaram várias modificações que serão introduzidas no regulamento para 2019.

A Fórmula não vai esperar por 2021 – quando entram em vigor maiores alterações técnicas – para modificar o seu regulamento e resolver o problema das ultrapassagens, que, aparentemente, o sistema DRS não resolveu. Isto porque os monolugares atuais, devido às perturbações aerodinâmicas que geram, são difíceis de seguir de perto por outros monolugares.

Depois de terem apresentado soluções às equipas no Grande Prémio do Bahrain, o Grupo Estratégico, a Comissão da F1 e o Conselho Desportivo reuniram-se no início da semana para votarem as modificações, que, entre outras coisas, preveem que as ‘asas’ dianteiras sejam mais largas e não possuam várias derivas (aletas) nas suas extremidades, da mesma forma que os travões não pode incluir apêndices aerodinâmicos e o ‘flap’ da ‘asa’ traseira será maior, de modo a otimizar o efeito do DRS.

Em destaque

Subir