Fórmula 1

Fórmula 1: McLaren revela novo MP4 29 e equipa completa

McLaren2014McLaren2014 600 1A McLaren foi a primeira equipa a realizar a apresentação da sua equipa, simultaneamente à revelação do seu monolugar para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2014; o MP4 29. Que, tal como os novos Williams e Lotus, apresenta um ‘nariz’ bem bizarro.

Revelado numa decoração básica prateada, o novo monolugar revelado em Woking segue a tendência generalizada destinada a canalizar o fluxo de ar para a parte posterior do carro, atendendo a que agora, e mercê dos novos regulamentos, tem menos carga aerodinâmica, sobretudo na secção posterior.

A decoração simples tem a ver com a perda do apoio da Vodafone, mas que, segundo a McLaren, não tem implicações financeiras na equipa, agora novamente liderada nos circuitos por Ron Dennis, após a dispensa de Martin Withmarsh.

Nesta apresentação, que decorreu nas instalações da McLaren em Woking, estiveram presentes os pilotos da equipa para esta temporada, Jenson Button e Kevin Magnussen, este último chamado para substituir Sergio Perez.

McLaren2014 600Sobre os objetivos da equipa para a nova temporada, Sam Michael referiu que há que “voltar às vitórias” e fazer esquecer a “deceção como decorreu a temporada de 2013”, numa época que vai ser de “expetativa para a chegada da Honda, o nosso novo parceiro em 2015”.

O diretor desportivo da McLaren que tendo em conta a nova parceira a equipa reforçou o seu pessoal técnico e as suas formações de projetistas e engenheiros. “Queremos trabalhar no desenvolvimento do MP4-29, tornando-o em algo de consistente, útil e rápido”.

Já Jenson Button diz-se motivado pelos novos regulamentos: “Adoro o desafio mental de lidar com uma tarefa tão complexa. Há tanta coisa com que lidar e a perspetiva de resolução de problemas – com conceitos exigentes – realmente motivam-me. Como piloto é um momento emocionante”.

O piloto inglês está convencido que ninguém sairá dos primeiros testes de pré-temporada, em Jerez de La Frontera, totalmente esclarecido dos desafios colocados pelos novos monolugares.

“É algo que vai ser lentamente descoberto, com engenheiros e projetistas a reunir informações para conseguirem uma compreensão de como fazer funcionar os carros e unidades de energia. Coisas que irão aprimorar nos testes seguintes e nas primeiras corridas”, acrescentou.

Em destaque

Subir