Nas Notícias

Álcool com refrigerantes light fazem disparar resultados do teste do balão, diz estudo

skuirtcocktail vodka skuirt 600A mistura de álcool com refrigerantes sem açúcar pode adulterar o teste de balão, indiciando maior quantidade de bebidas alcoólicas, revela um estudo publicado numa revista de investigação sobre alcoolismo. O trabalho, da Northern Kentucky University (EUA), foi divulgado na  Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

As bebidas alcoólicas, quando misturadas com refrigerantes com açúcar, podem suscitar um resultado diferente no teste do balão. A conclusão surge após um estudo da Northern Kentucky University, sediada nos Estados Unidos, que comprovou que esta mistura leva a um aumento do teor alcoólico realmente consumido.

Segundo esta pesquisa, que foi orientada por investigadores da área da psicologia, o fenómeno ocorre de igual forma em homens e mulheres.

Os investigadores norte-americanos realizaram uma experiência, que consistia em testar diferentes consumos: vodka com um refrigerante açucarado, vodka com refrigerante sem açúcar e uma bebida sem qualquer teor alcoólico. Um pormenor: a quantidade de vodka foi igual, quer nas bebidas light, quer nas bebidas com açúcar.

Depois do consumo de cada uma das bebidas, os participantes do estudo foram submetidos a um teste do balão. Por outro lado, relataram o seu sentimento relativamente à embriaguez, ao cansaço e à capacidade de, por exemplo, conduzir um automóvel.

Não obstante terem bebido a mesma quantidade de vodka, os participantes apresentaram níveis de álcool no sangue 18 por cento mais elevados quando ingeriram vodka com refrigerante sem açúcar. Também o tempo de reação a um estímulo foi superior, no caso em que experimentaram este cocktail.

Porém, apesar de o teste do balão ter dado indicadores diferentes, os participantes não se revelaram mais embriagados. Nem o tempo de reação a estímulos era diferente. Ou seja, o resultado do teste era diferente, mas o estado de embriaguez era igual, no consumo de refrigerantes com ou sem açúcar.

Os refrigerantes utilizados neste estudo são da marca Squirt, vendida nos EUA.

Em destaque

Subir