Fórmula 1

Fórmula 1: Boleia de Alonso vale penalização a Webber

PenalizacaoWebber1PenalizacaoWebberMark Webber foi penalizado em dez posições na grelha de partida para o Grande Prémio da Coreia, depois de ter apanhado ‘boleia’ do Ferrari de Fernando Alonso após a corrida de domingo em Singapura.

Os comissário desportivos atuaram de imediato alegando o artigo 30.9 (b) dos regulamentos desportivos, pois Webber quebrou-o ao “entrar em pista sem autorização dos comissários entre o início da volta de apresentação e o momento em que o último carro entra em parque fechado”.

O australiano da Red Bull, que desistira na prova de Singapura, só foi penalizado porque foi a terceira vez que foi repreendido, após uma colisão com Nico Rosberg no Bahrain e não ter respeitado bandeiras amarelas no Canadá.

Do painel de colégio de comissários desportivos constou o ex-piloto Derek Warwick, que também não poupou Fernando Alonso pelo episódio, repreendendo-o.

Lewis Hamilton considerou que Webber correu riscos ao apanhar a boleia de Alonso, lembrando que ele e Nico Rosberg tiveram de se desviar para não atropelarem o australiano.

“Estava a fazer a minha volta de entrada entrei na curva e o Fernando estava lá. Fiquei chocado com o que vi. Fui para a direita dele, mas se o Mark estivesse a caminhar para o sítio para onde fui iria atropela-lo. Felizmente não foi o caso”, lembrou Hamilton.

O inglês acredita no entanto que este tipo de situações devem ser permitidas em determinadas circunstâncias, pois é bom para os fãs verem os protagonistas, “desde que tal seja feito de forma segura, não na trajetória de cirrida”, referiu, recordando a boleia de Nigel Manselll deu a Ayrton Senna em 1991.

Em destaque

Subir