Motores

Formato de resistência trouxe emoção ao Troféu Mini em Portimão

As corridas do Troféu Mini englobadas no programa do Algarve Classic Festival adotaram um formato de resistência que contribuiu para provas emocionantes protagonizadas pelos pequenos carros britânicos. Rui Costa impôs-se numa primeira corrida decidida ao segundo, e Luís Sepúlveda e Duarte Aguiar triunfaram na segunda.

A pista de Portimão foi ‘palco’ da primeira vez em que a competição organizada pela Race Ready teve um formato de longa distância – corridas de 40 minutos onde foi colocada a consistência e estratégia dos participantes.

Na sessão de qualificação de sexta-feira, a dupla Fernandes/Pinto levou a melhor sobre Fernando Soares e Luís Felipe Oliveira/Paulo Leitão, ao passo que os dois primeiros do campeonato – Francisco Formosinho Sanchez e Rui Costa – foram o quarto e o quinto mais rápidos.

A acrescentar à novidade do formato o condimento das altas temperatiras e duas situações de ‘safety car’ marcaram o evento, sendo que na primeira corrida o Mini # 74 de Luís Felipe Oliveira/Paulo Leitão assumiu a liderança nos primeiros momentos da corrida, mas rapidamente o # 6 de Francisco Pinto recuperou a posição perdida por troca com o seu adversário.

Depois da paragem obrigatória nas boxes, Rui Costa assumiu a liderança, mas nunca teve tempo para relaxar, pois os ‘Mighty Mini’ de Carlos Matos/Manuel Matos e Luís Sepúlveda/Duarte Aguiar, que fez a melhor volta da corrida, perseguiram o carro vencedor até à mostragem da bandeira de xadrez, tendo os três primeiros cortado a linha de meta separados por menos de nove décimas de segundo.

Já na segunda corrida, disputada no domingo pela manhã, a dupla Fernandes/Pinto, que arrancou do sétimo posto, passeou a sua hegemonia, obtendo a melhor volta no processo, terminando com um confortável avanço sobre Luís Sepúlveda/Duarte Aguiar, que viriam a ser declarados vencedores, depois dos primeiros terem sido penalizados em 60 segundos, por excesso de velocidade na ‘pit-lane’, caindo para o quarto posto. A cerimónia do pódio contou ainda com a presença de Fernando Soares e da dupla Luís Felipe Oliveira/Paulo Leitão que lutaram ao centímetro pelo que haveria de ser o segundo lugar na corrida.

O líder do campeonato, Francisco Formosinho Sanchez, terminou no quarto lugar na primeira corrida, descendo provisoriamente para segundo na tabela de pontos, recuperando a liderança este domingo ao cortar a linha de chegada no quinto posto, para depois também ele ser penalizado por excesso de velocidade na via das boxes e cair para sétimo. O piloto do Mini # 53 beneficiou com o abandono do rival Rui Costa à nona volta.

A primeira temporada do Troféu Mini encerra no fim-de-semana de 11 e 12 de novembro no Autódromo do Estoril.

Em destaque

Subir