Cultura

Foi Walt Disney quem fez esta curta que esteve 87 anos perdida

O génio de Walt Disney continua bem vivo. O British Film Institute (BFI) anunciou a descoberta de ‘Sleigh Bells’, uma criação com o antecessor de Mickey exibida em 1928 e que esteve perdida desde então. A curta-metragem vai ser exibida a 12 de dezembro, 87 anos após a estreia.

A pequena animação, da autoria de Walt Disney e Ub Iwerks, esteve estes 87 anos perdida entre o acervo do BFI.

O porta-voz do instituto britânico tentou desdramatizar o longo tempo em que a raridade esteve desaparecida: “Existem centenas de coisas chamadas ‘Sleigh Bells’”.

O filme, adianta o The Guardian, terá chegado ao acervo do BFI há 34 anos, quando a instituição comprou um lote, no Soho, datado de 1931.

Ainda segundo o porta-voz do BFI, o arquivo possui mais de um milhão de itens, o que impossibilita que a organização os conheça a todos.

Em ‘Sleigh Bells’, que tem seis minutos de duração, aparece Oswald the Lucky Rabbit, que é considerado por vários especialistas como o antecessor do Mickey.

‘Osvaldo Coelho da Sorte’, como era designado em português, foi a primeira personagem criada por Walt Disney.

“O filme demonstra a vitalidade e imaginação da animação de Disney num ponto crucial do seu início de carreira”, afirmou o curador-chefe do arquivo do BFI, Robin Baker.

A curta-metragem vai ser exibida a 12 de dezembro, em Londres, passados 87 anos após a estreia e única exibição.

Em destaque

Subir