Velocidade

Final abençoado de temporada na Rampa da Penha

PedroSalvadorPenha1PedroSalvadorPenha510A chuva abençoou a Rampa da Penha, prova que encerra o Campeonato de Portugal de Montanha. Uma jornada que confirmou o favoritismo de Pedro Salvador e o seu Juno CN 11, o binómio mais rápido desde a segunda subida de treinos.

Na primeira o piloto de Chaves tinha abdicado de rodar, mas depois baixou os seus tempos e conseguiu a marca de 1m42,274s e impor-se na categoria 2. Feito que repetiu depois nas subidas de prova, onde conseguiu realizar o tempo de 1m37,846s, assegurando o triunfo final com o tempo total de 3m10,499s.

“Vitória à chuva e triunfo na categoria 2. Balanço positivo de uma época extremamente atribulada em que apesar de tudo conseguimos conquistar o título na categoria 2 e empatar com o Tiago (Reis) na classificação absoluta”, afirmou Pedro Salvador no final.

Pedro Luis Castellon foi segundo ao conseguir retirar cinco segundos à marca por si estabelecida na primeira subida de prova e com isso destronou Paulo Ramalho, que se debateu com problemas de eletrónica nos comandos da caixa de velocidades do seu Juno devido à humidade, piorando a sua marca em mais de uma dúzia de segundos, fechando o pódio à frente do seu irmão Rui Ramalho.

Na categoria 1 António Nogueira assegurou virtualmente o título. Tarefa facilitada pela ausência de Joaquim Teixeira. O piloto do Porsche também foi melhorando o seu desempenho conforme o piso foi ficando menos húmido, tendo feito o segundo melhor tempo matinal, ao realizar uma subida em 1m49,478s.

Depois o piloto da Régua conseguiu baixar ao segundo 40, conseguindo o segundo registo à geral e deixando Manuel Pereira a mais de quatro segundos, tirando partido das características dos carros de tração integral em condições de aderência mais complicada para impor em termos absolutos o seu Mitsubishi Lancer na primeira subida de treinos.

Já na categoria 3, onde o cetro estava entregue antecipadamente a José Pedro Gomes, o piloto de Montalegre protagonizou um duelo interessante com Aníbal Rolo, com o piloto do Renault 5 Turbo a melhorar o seu tempo em oito segundos ao longo das subidas, vindo a levar a melhor sobre o seu rival do Ford Escort por pouco mais de um segundo.

Na categoria 4 José Pires bateu Artur Teixeira por meio segundo, enquanto nos Veículos Sem Homologação Bernardo Sá Nogueira conseguiu mais pontos para o campeonato da classe ao levar o seu Renault Clio RS 2000 ao quinto posto da categoria, impondo-se a Herlander Trindade e a Miguel Ferreira da Silva.

HerlanderTrindadePenha1Hugo Araújo levou o Westfield do SuperSeven até ao oitavo posto absoluto, diante de Martin Pereira, que resolveu problemas sentidos na primeira subida de prova, terminando à frente de Marco Cid, que assim completou o top dez.

Fotos: FOTO GTI

Em destaque

Subir