Ralis

Miguel Barbosa domina Baja TT de Idanha

MiguelBarbosaIdanha210MiguelBarbosaIdanha510Miguel Barbosa e Luís Ramalho venceram a Baja TT Idanha-a-Nova, mantendo assim a invencibilidade no Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno. O piloto do Mitsubishi Racer Lancer, que já tinha garantido o título em Proença, impôs-se por mais de meia sobre o segundo classificado.

Apesar do domínio, Barbosa considerou as condições em que decorreu a prova bastante difíceis, “sobretudo da parte da manhã, devido à chuva, pois o piso criou bastantes dificuldades”. Daí que o piloto lisboeta destaque a tática adotada, a afinação do carro e os pneus escolhidos.

“Foi uma vitória importante, em que tudo foi feito na altura certa. Uma boa preparação para a prova mais importante da época, a Baja de Portalegre, que quero naturalmente vencer”, acrescentou Miguel Barbosa, que nesta prova foi acompanhado pelo irmão do seu habitual navegador, que esteve na China a acompanhar Carlos Sousa.

A segunda posição seria à partida alvo de grande disputa, mas sem a presença de Hélder Oliveira ou Rui Sousa, Pedro Grancha era o grande candidato ao lugar.

PedroGrachaIdanhaE seria se não tivesse conhecido problemas no seu BMW Evo X durante o primeiro setor seletivo. O piloto de Cascais, que conseguiria recuperar parte do atraso para terminar na sexta posição.

Com Grancha atrasado, podia pensar-se que Nuno Matos seria um candidato natural ao segundo posto, mas também o piloto do Opel Mokka Proto teve azar e nem sequer conseguiu concluir a prova.

“Somente quatro ou cinco quilómetros após a partida ficamos sem turbo a altas rotações. O que desde logo condicionou o nosso andamento. Apesar deste contratempo mantivemos a concentração procurando apenas antecipar as passagens de caixa de modo a não subir muito a temperatura do motor”, contou Nuno Matos.

EdgarCondensoIdanhaCom todos estes percalços, Edgar Condenso acabou por levar a sua Isuzu D-Max à segunda posição vencendo também a categoria T2, com pouco mais de oito minutos de vantagem sobre o terceiro colocado, que desta feita foi Alexandre Franco, autor de uma grande exibição.

José Mendes e Michel Touron-Barrere fecharam o top cinco, enquanto João Oliveira foi o melhor entre os concorrentes das Mazda BT50 e César Sequeira voltou a vencer a categoria T8.

Classificação

1.º Miguel Barbosa/Luís Ramalho (Mitsubishi) 5h11m48,8s
2.º Edgar Condenso/Nuno Silva (Isuzu) + 31m19,3s
3.º Alexandre Franco/Rui Franco (Nissan) + 39m36,2s
4.º José Mendes/Carlos Bexiga (Mitsubishi) + 43m22,0s
5.º Michel Turon-Barrere/Thierry Bourrigaud (Fouquet) + 51m01,7s
6,º Pedro Grancha/Inês Ponte (BMW) + 1h 52m14,8s
7.º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda) + 1h02m08,7s
8.º Pedro Ruivo/Pedro Marcão (Nissan) + 1h02m38,5s
9.º Enrique Bonafonte/Manuel Navarro (Dacia) + 1h16m18,3s
10.º César Sequeira/João Costa (Nissan) + 1h16m34,1s

Em destaque

Subir