Cultura

Fim de semana com muita animação de Natal no Porto

Natal_Porto_900Uma semana depois da inauguração das iluminações e da Árvore de Natal da cidade, a Câmara do Porto estreia este fim de semana uma série de iniciativas de animação. A oferta será intensa até ao feriado de terça-feira, com destaque para a música, as oficinas e os divertimentos para crianças, sempre ao ar livre e de acesso livre. E o tempo promete ajudar.

A 27 de novembro, o Porto iniciou o seu programa de Natal e Passagem de Ano, que se estenderá até 10 de janeiro.

Agora, no primeiro fim de semana de dezembro, a Câmara do Porto, através da empresa municipal PortoLazer, estreia algumas propostas que se repetirão ao longo das Festas. É o caso do ciclo de concertos ‘Natal à Porta’, que pelo segundo ano consecutivo leva o jazz e a ópera até à entrada de alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

A primeira sessão dupla do ciclo ‘Natal à Porta’ terá lugar junto ao Varandim da Torre dos Clérigos. Às 15,30 horas de sábado atua o Viborg Trio, formado por Marcel Pascual (vibrafone), Alex Salgueiro (órgão) e Dani Diaz (bateria). A banda, nascida em 2015 na Galiza, divide o seu repertório entre música original do vibrafonista e standards, bossas e temas de jazz. Já na tarde domingo, à mesma hora, sobe ao varandim a Opera Intermezzo, composta pelos tenores Manuel Soares, João Miguel Gonçalves e Rui Fernandes. No seu primeiro de três concertos este mês, o trio irá apresentar temas famosos como ‘Feliz Navidad’, ‘O Sole Mio’ ou ‘La Traviata’.

Além de cantado, o Natal será também contado. Saphir Cristal irá dirigir a atividade ‘Contar o Natal’, um conjunto de oficinas narrativas alusivas à quadra. Há 24 histórias para ouvir junto à Árvore de Natal da cidade, na Praça de General de Humberto Delgado, que ajudarão na contagem decrescente até à Consoada. As primeiras histórias serão narradas neste domingo e no feriado de 8 de dezembro, com duas sessões em cada dia: uma às 15h15 e outra às 16h30. A participação é sempre livre e não requer inscrição.

Cantado, contado e dançado, assim será o Natal na cidade do Porto este fim de semana. Também nos Aliados, junto à Árvore de Natal, os jovens alunos do Cento de Dança do Porto voltarão a interpretar o espetáculo de ballet ‘Conto de Natal’. A atuação, com a duração de 10 minutos, foi criada especialmente para esta programação, sob o mote ‘A esperança… um sonho despertares’ (Aristóteles). Será apresentada na sexta, no sábado e na terça-feira, sempre com início às 17h30, momento em que se acendem as iluminações nas ruas.

No domingo, também às 17h30, a Avenida dos Aliados será palco da primeira de três edições especiais de Natal das ‘Porto Xmas Lazy Sessions’. Depois de terem animado o verão no Jardim das Virtudes, as Lazy Sessions estreiam-se agora junto à Árvore de Natal. Nesta primeira edição das ‘Porto Xmas Lazy Sessions’, a animação estará a cargo do DJ Tilos, até às 19h30.

Ainda na Avenida central da cidade e ruas adjacentes, o público vai ser surpreendido por um ‘Caçador de Sonhos’. Esta oficina itinerante irá circular pela zona, no sábado e na terça-feira, desafiando o público a partilhar os seus sonhos em diferentes formatos (frases, poemas, desenhos, origamis, colagens, entre outros).

Depois de materializados, serão colocados e pendurados neste caçador especial, transportado pela escritora Adélia Carvalho e a sua assistente Samanta Jesus. A atividade divide-se em duas sessões diárias de 50 minutos – a primeira às 16h30 e a segunda às 18h00 – e a participação é gratuita, já que sonhar não tem preço.

Durante todo o fim de semana também será possível baloiçar nas já tradicionais palavras do Natal portuense. Uma vez mais, a instalação ‘Nove Baloiços/Palavras, Nove Palavras/Baloiços’ anima a Baixa da cidade. ‘Porto, ‘Amor’, ‘Festa’ e ‘Família’ ganham luz durante a noite na Praça de Carlos Alberto, enquanto as palavras ‘Natal’, ‘Sonho’, ‘Abraço’, ‘Paz’ e ‘Magia’ aquecem a Rua de Cedofeita.

O calor pode também vir do gelo, para quem optar por patinar nas duas pistas instaladas na cidade. A da Praça da Liberdade (Aliados) passará esta sexta-feira a estar coberta, para garantir as condições perfeitas de animação e segurança dos utilizadores. E na Rotunda da Boavista, transformada nesta época em Praça da Fantasia, a patinagem continua a ser apenas um dos muitos divertimentos disponíveis.

As atrações para os mais novos estendem-se também a outras praças. Na da Batalha a animação continuará durante todo o fim de semana, e na de Gomes Teixeira (Praça dos Leões), o Palácio das Bonecas apresentará workshops dedicados à sua inquilina Nancy (sábado e domingo, às 11h00, 15h00 e as 17h00).

Em destaque

Subir