Motores

Filipe Albuquerque e João Barbosa partem de sétimo em Road America

Filipe Albuquerque e João Barbosa vão partir da sétima posição para a prova do Campeonato IMSA Sportscar que este fim de semana se disputa no circuito de Road America.

A dupla portuguesa do Cadillac DPi # 5 da Action Express Racing rodou em 1m51,260s, a 1,670s do tempo que deu a ‘pole position’ ao Acura ARX-05 # 6 tripulado por Dane Cameron, e que o norte-americano divide com Juan Pablo Montoya.

Não obstante da alteração do Balanço de Performance (BoP) os Cadillac Dpi não conseguiram discutir as posições cimeiras na qualificação, com o melhor a ser o # 31 de Felipe Nasr e Pipo Derani, o outro protótipo da Action Express Racing, que mesmo assim ficou a 1,285s da marca conseguida por Cameron.

Não obstante uma situação de bandeira vermelha que impediu Barbosa de tirar partido da sua melhor volta lançada também os ajustes ao ‘balance of performance’ revelaram-se ainda mais penalizadores. Assim, a sétima posição da grelha foi o resultado possível.

Filipe Albuquerque não escondia a frustração: “O João teve azar na sua volta mas mesmo que isso não acontecesse, o máximo que conseguiria subir na tabela seria uma ou duas posições . O aumento de peso de que fomos alvo, mesmo com um bocadinho mais de motor, revelou-se mais penalizador do que inicialmente podíamos prever. Os nossos adversários rodam mais rápido que nós, de 1 a 2 segundos por volta. É muito…”, começou por referir o piloto português.

Isto significa que na corrida as perspectivas não são as melhores: “Vamos sofrer mais uma vez com um carro muito limitado no andamento. Claro, que não nos vamos dar por vencidos porque nunca sabemos o que poderá acontecer. Mas em condições normais vamos levar um ‘tareia'”, rematou o piloto de Coimbra ciente das dificuldades que vão enfrentar na oitava prova do Campeonato.

Os Acura do Team Penske foram mesmo os carros a bater, pois o # 7 de Rick Taylor e Hélio Castroneves vai arrancar de segundo, ao gastar mais 0,193s que o carro ‘irmão’, enquanto Oliveir Jarvis colocou no terceiro lugar do ‘grid’ o melhor dos Mazda RT24-P, o # 77 que o britânico divide com Tristan Nuñez.

Em destaque

Subir