Nas Notícias

Fidget Spinner. O brinquedo que conquistou as crianças pode ajudar a combater o autismo

Chama-se Fidget Spinner e conquistou as crianças. Lembra-se do ioió? O Spinner é parecido (pela forma como se impôs no reino dos brinquedos), não gera consensos, como todos os assuntos de que toda a gente fala, mas há quem lhe reconheça méritos no combate ao autismo, ao défice de atenção e à hiperatividade.

Não há criança que não o conheça e que não queira um Fidget Spinner. É um brinquedo divertido, potencialmente perigoso, como a esmagadora maioria dos brinquedos, e torna-se viciante até para os adultos.

Já suscitou a criação de uma revista em Portugal, a Spinner Power, que ajuda a fazer alguns dos truques. Além de ser uma boa forma de entreter as crianças, aquele objeto rolante promete ajudar a elevar níveis de concentração.

Mas há quem considere que o Spinner é perigoso e pouco recomendável a crianças. A base desta tese é a mais simples possível: os casos de acidentes e lesões, quase sempre por mau uso.

Reage quem tem opinião contrária: então e o velhinho pião? Tinha algumas semelhanças e, ao primeiro olhar, parece até mais perigoso.

Também os adultos parecem rendidos. Aliás, no ano passado, a Forbes antecipava que este brinquedo poderia invadir os escritórios, dadas as suas capacidades de combater o stress.

Os Spinners e o autismo

E há quem encontre grandes benefícios nestes brinquedos. Em declarações à TSF, a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos expõe alguns.

“É um aparelho que utiliza um movimento que ajuda a pôr uma imagem de rotação nos olhos, que são situações que de alguma maneira dão um certo conforto ao cérebro. Não é por acaso que o brinquedo está a ser associado aos miúdos do espetro autista. É um movimento previsível que se repete ciclicamente com o mesmo tempo”, explica, àquela rádio.

Aliás, existe uma psicoterapia que recorre ao mesmo tipo de estímulos.

As crianças com hiperatividade e com défice de atenção podem, também, segundo a especialista, retirar benefícios desses estímulos regulares.

A ‘loucura’ em torno do Fidget Spinner vem, no entanto, levantar outras questões. Há pouco mais de um ano, surgiu outro brinquedo que ameaçava conquistar crianças e pais. Lembra-se das pulseiras de elástico?

Com a mesma rapidez com que conquistam as crianças, este tipo de brinquedos parece cair no esquecimento. O futuro dirá se estes rolamentos divertidos têm igual destino.

Quando encontrar uma criança com um brinquedo circular e estranho, está perante um Spinner. Veio para ficar?

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir