Nas Notícias

Festival da Bicicleta Solidária estreia-se no Porto como “meio de inserção social”

bici solidO Festival da Bicicleta Solidária chega ao Porto no dia 16, depois de duas iniciativas bem sucedidas em Lisboa. A FPCUB estima reunir entre 500 a 800 participantes a pagar uma inscrição em bens perecíveis, aliando a bicicleta à solidariedade social.

A pedalar também se pode ser solidário. A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) vai trazer para o Porto, no próximo dia 16, o Festival da Bicicleta Solidária, um evento aberto a qualquer pessoa que queira pagar uma inscrição, ou seja, uma embalagem com um alimento.

A iniciativa “surgiu na sequência de aliar a bicicleta como meio de inserção e solidariedade social”, explica, ao PT Jornal, o presidente da FPCUB, José Manuel Caetano. Essa promoção da solidariedade e da inclusão é feita através da dádiva de bens alimentares, com os quais se ‘paga’ a inscrição, complementa o dirigente: “o direito à participação é o bem alimentar que é entregue à organização, a qual, por sua vez, entregará a uma instituição de solidariedade social”.

Depois de duas edições na capital, a Federação traz o evento para o Porto, uma semana antes do período natalício. Agurdando uma participação “entre 500 a 800 pessoas”, a organização acredita que o espírito da época vai contribuir para que o Festival seja um sucesso. “Em Lisboa já vamos na segunda edição, sendo que a primeira foi em 2011, e, dada a conjetura atual do país, em 2012 as pessoas foram ainda mais solidárias”, afiança o presidente.

O Festival Bicicleta Solidária terá concentração na Praça Gonçalves Zarco, mais conhecida como rotunda do Castelo do Queijo, e partida pelas 10h00. Será um passeio de 6,5 quilómetros em bicicleta, sendo a inscrição feita no local: basta levar um pacote de arroz ou massa, uma lata de conservas ou qualquer embalagem de bens não perecíveis.

“Esperamos que no Porto também seja assim, um passeio animado e, acima de tudo, solidário”, conclui José Manuel Caetano.

Em destaque

Subir