Nas Notícias

Ferro Rodrigues diz que palavras de Ventura merecem “veemente condenação”

Presidente da Assembleia da República emite uma nota onde condena com veemência as palavras de André Ventura, que sugeriu a “devolução” de Joacine Katar Moreira ao seu país. Ferro Rodrigues defende que “o ódio não pode ser arma na política”.

O caso suscitado pelo deputado André Ventura, deputado que sugeriu que a parlamentar do Livre fosse “devolvida” ao seu país, foi comentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Recorde-se que a parlamentar do Livre, Joacine Katar Moreira, defendera que o património das ex-colónias fosse devolvido às comunidades de origem.

André Ventura respondeu no Facebook: “Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”.

Numa nota enviada à agência Lusa, nesta quinta-feira, Ferro Rodrigues considerou as palavras de André Ventura como “lamentáveis” e “xenófobas”.

“Eduardo Ferro Rodrigues, enquanto cidadão e presidente da Assembleia da República, considera lamentáveis as declarações xenófobas proferidas pelo deputado do Chega sobre a deputada Joacine Katar Moreira. São afirmações que merecem a mais veemente condenação”, escreveu a segunda figura do Estado.

“O ódio não pode ser arma na política”, assinala Ferro Rodrigues, garantindo que “não o será na Assembleia da República, órgão de soberania que é fiel aos valores da democracia e da tolerância”.

Esta não é a primeira reação negativa às palavras do deputado do Chega: o PS a avançou com um voto de condenação e a ministra da Justiça considerou que André Ventura adotou um discurso xenófobo.

“Não podia não deixar aqui uma nota de condenação para o discurso xenófobo que começou a invadir os nossos espaços institucionais e que chegou ao parlamento, com uma declaração feita ontem [terça-feira] e que atingiu a deputada [do Livre] Joacine Katar Moreira”, afirmou Francisca Van Dunem, no início do seu discurso na Conferência 2020 Interseccional “Encarceramento e Sociedade”, em Coimbra.

Instado pela TSF a comentar as suas próprias palavras, Ventura manteve o que disse: “Aparentemente, a senhora deputada Joacine perde todo o seu tempo como parlamentar não a defender os portugueses que representa, ou Portugal, que também representa, mas a defender interesses estrangeiros. Está permanentemente a atacar a nossa história e a defender interesses estrangeiros”.

André Ventura reitera a ideia: “Quando é assim, mais vale ir embora. Quem não gosta de Portugal, quem não quer amar esta História e este país, não pode ser, na minha opinião, representante político dos portugueses”.

.

Em destaque

Subir