Tecnologia

Falha no kernel do Linux deixa milhões de dispositivos Android vulneráveis

android_inoperacional_falhaAs falhas de segurança no Android, e não só, não são novas, algumas com mais riscos para o utilizador do que outras, é certo. Agora surgiu outra, que segundo uma empresa de segurança, põe à mercê dados de mais de mil milhões de dispositivos Android.

Há uma falha no kernel do Linux – a base do Android – que deixa 80 por cento dos dispositivos da Google vulneráveis a códigos maliciosos que podem expor os seus dados na web. Este problema afeta cerca de 1,4 mil milhões de dispositivos equipados com o Android.

O alerta foi dado pela empresa de segurança Lookout, responsável por um antivírus com o mesmo nome presente no mundo de aplicações do Android. Esta falha no Android pode levar a que cibercriminosos sequestrem o dispositivo e tenham acesso a vários dados dos utilizadores, entre eles, contas do utilizador e respetivas senhas.

A falha de segurança esta identificada e, segundo a Lookout, o problema está na versão 3.6 do kernel Linux, a base que sustenta o sistema operativo móvel da Google, desde a versão 4.4, o Android KitKat.

Apesar de esta falha não ser de fácil exploração – segundo especialistas, convém ficar alerta e verificar a chegada de possíveis atualizações de correção. A própria Google já identificou o problema, dando-lho o nome de “CVE-2016-5696”. É provável que nos próximos tempos surja uma atualização de correção.

Em destaque

Subir