Apresentações/Novidades

Fábrica da Mini maximiza automação na sua linha de fabrico

MiniAutomation114MiniAutomation114 600A fábrica da Mini em Oxford tornou-se na unidade de produção mais moderna do grupo BMW, ao ser equipada com uma ‘armada’ de mil novos robots, que  dos automóveis mais exportados do Reino Unido.

Uma nova área onde os painéis dos modelos Mini são soldados uns aos outros, deixou de ser uma oficina onde as faíscas se sucedem e o óleo escorre, como nas antigas fábricas de montagem de automóveis.

Agora tudo irradia luz e brilha, o espaço é bem ventilado, e braços metaláticos fazem um bailado bem coreografado. Um sinal dos tempos e também das exigências do mercado.

“A Mini é um exemplo para o grupo BMW e a sua fábrica é uma referência dessa vanguarda tecnológica”, afirma Frank Bachmann, que dirige a unidade industrial situada nos arredores de Oxford.

Falar de automação não é sinónimo de dispensa de intervenção humana neste caso, já que a fábrica emprega quatro mil funcionários e 80 por cento dos automóveis produzidos são para exportação.

Nesta operação o Grupo BMW investiu qualquer coisa 980 milhões de euros, e os 100 mil metros quadrados da fábrica incluem quatro mil estações de montagem, juntando 435 peças de metal, que constituem um Mini.

A flexibilidade dos robots também é outra nota que diz bem do vanguardismo desta unidade industrial, capaz de produzir cerca de 200 mil veículos por ano. Uma maquinaria que é avaliada – segundo uma análise da Bernstein Research – em mais de mil milhões de euros.

Em destaque

Subir