Motociclismo

Fabio Quartararo brilha nos testes de MotoGP em Jerez

Fabio Quartararo pode ter ficado pelo caminho no Grande Prémio de Espanha de MotoGP, ontem realizado em Jerez de La Frontera, mas hoje nos testes realizados na pista andaluza foi o mais rápido.

O francês da Petronas Yamaha conseguiu mesmo ser meio segundo mais rápido que na qualificação de sábado, que lhe deu a ‘pole’ para a corrida de domingo, ao rodar em 1m36,379s, batendo por quatro décimas Cal Crutchlow, que foi o mais rápido das Honda.

Quartararo completou mais de 70 voltas ao traçado de Jerez, sendo sete décimas mais rápido do que o seu companheiro de equipa, Franco Morbidelli, o terceiro mais rápido do dia.

Pol Espargaró deu um ‘ar da sua graça’ na melhor das KTM, ao realizar o quarto registo, a 21 milésimas de Morbidelli, superando Maverick Viñales, na melhor das Yamaha oficiais, enquanto Marc Marquez, o vencedor da corrida de ontem, que quedou pelo sétimo tempo.

Mas a importância destes testes prendia-se com os ensaios com uma nova mistura de compostos de pneus traseiros da Michelin, pelo que o trabalho do Campeão do Mundo e da equipa Honda deu mais prioridade a isso e a um novo quadro em fibra de carbono.

A Suzuki também experimentou um novo ‘spoiler traseiro’, mas a coisa não correu bem, porque na GSX-RR de Alex Rins o componente cedeu.

Um dos pilotos que nem sequer teve os tempos em mente foi Miguel Oliveira, que na sua KTM RC16 trabalhou em afinações e experimentou novos componentes nomeadamente a configuração de escape usada pela equipa oficial, sendo que a moto austríaca apresentou novidades ao nível do chassis e da eletrónica. No total o piloto português completou 77 voltas, a melhor das quais em 1m38,649s.

Em destaque

Subir