Nas Notícias

“Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”, diz comissária europeia

Stelly Kyriakides, a comissária europeia da Saúde, considerou que Portugal, em tempos apontado como caso de sucesso no combate à pandemia de covid-19, é um exemplo da fragilidade do esforço de contenção.

O vírus continua a circular e, caso não se mantenham as regras sanitárias mais básicas (distanciamento, uso de máscara e higienização regular das mãos), não há forma de travar o contágio.

“Precisamos continuar vigilantes. Ainda não superámos isto. Estamos numa fase diferente desta pandemia, mas ainda não nos livrámos disto”, alertou a responsável comunitária, em entrevista à TSF e Diário de Notícias.

“O exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil. E, em regiões mais ou menos inatingidas até agora, estamos a assistir a um aumento no número de casos”, destacou.

Stelly Kyriakides frisou que é importante que todos percebam que “a covid-19 ainda está connosco”.

“Ninguém pode dizer como as próximas semanas e meses vão desenrolar-se”, insistiu.

“Certamente não estamos onde estávamos em janeiro e fevereiro, quando os casos apareceram pela primeira vez, mas precisamos estar vigilantes e, quando necessário, tomarmos medidas para proteger os cidadãos”, concluiu a comissária europeia.

Em destaque

Subir