Nas Notícias

“Temos de evitar a reação estúpida de tentar parar a inovação”, avisa Guterres

António Guterres brilhou na Web Summit ao alertar que o mundo enfrenta “a quarta revolução industrial”, sendo indispensável adotar uma “visão estratégica” para usar “bem” a inovação tecnológica.

“Um engenheiro que nos dias que correm é também secretário-geral das Nações Unidas”. Assim se apresentou António Guterres, no primeiro dia da Web Summit, a cimeira tecnológica que decorre até quinta-feira em Lisboa.

E o antigo primeiro-ministro proferiu uma afirmação forte: “Temos de evitar a reação estúpida de tentar parar a inovação”.

“Isso é estúpido porque é impossível e porque impede que tenhamos os benefícios positivos, mas temos também de evitar a ingenuidade de pensar que as formas tradicionais de regulação para setores como a energia ou o sistema financeiro podem resolver o problema”, sustentou.

“Temos de olhar para o futuro próximo com uma visão estratégica, que combine a atuação de governos, sociedade civil, setor privado e academia para que a inovação tecnológica seja uma força para o bem”, argumentou António Guterres.

“Esta quarta revolução industrial terá um impacto dramático nas sociedades e na nossa maneira de viver nos mercados, por isso é importante antecipar o impacto da evolução tecnológica”, insistiu o ex-primeiro-ministro, exemplificando com os carros autónomos:

“Os condutores são a maior força de trabalho onde eu vivo, nos Estados Unidos, mas com a automatização e a robotização teremos de aprender a antecipar o futuro para evitarmos uma taxa de desemprego massiva”.

“Não é aprender a fazer coisas”, referiu ainda, “mas sim aprender a aprender, porque as coisas que fazemos hoje não são as coisas que faremos amanhã”, concluiu.

Em destaque

Subir