Mundo

“Liderança firme de Guterres permite um novo espírito e uma nova vontade”, elogia Costa

Portugal formalizou hoje a recandidatura de António Guterres para um segundo mandato de cinco anos como secretário-geral da ONU, com António Costa a elogiar a “liderança firme” do ex-primeiro-ministro à frente das Nações Unidas.

“Ao longo dos últimos cinco anos, António Guterres serviu de uma forma exemplar as Nações Unidas, a sua Carta, os seus valores. Encheu seguramente Portugal de orgulho, mas, sobretudo, devolveu força a valores fundamentais que o Humanismo que inspirou a Carta das Nações Unidas precisa de ver devidamente promovidos e defendidos”, realçou António Costa, durante a cerimónia, realizada em Lisboa.

Guterres liderou a ONU durante “cinco anos particularmente difíceis”, com o mundo a travar “um grande debate entre o regresso ao nacionalismo, ao isolamento ou a defesa do multilateralismo”, sem esquecer outros grandes desafios da atualidade como a pandemia de covid-19 e o combate às alterações climáticas.

“A liderança firme de António Guterres permitiu que, passados estes cinco anos, haja um novo espírito e uma nova vontade de reforçar as instâncias multilaterais”, reforçou o primeiro-ministro português.

António Costa frisou ainda que, “cada vez mais, as organizações multilaterais são fundamentais”, pois permitem “a junção de esforços entre todos para a promoção do bem e das causas comuns”.

Em destaque

Subir