Economia

Eurogrupo reúne hoje à tarde para decidir como salvar a Grécia

EuroA Grécia pode estar mais perto da salvação. O Eurogrupo vai reunir-se na tarde de hoje, apesar do governo grego ainda não ter confirmado que vai aplicar as medidas exigidas pela ‘troika’ para desbloquear o segundo apoio externo.

Jean Claude Juncker convocou para esta quinta-feira à tarde uma reunião do Eurogrupo para debater as medidas a tomar em relação à Grécia. O presidente do Eurogrupo havia condicionado a realização do encontro à aplicação, por parte do governo helénico, das medidas de austeridade impostas pela ‘troika’.

No entanto, uma breve nota de Imprensa deu a conhecer que a reunião dos ministros das Finanças da União Europeia vai mesmo ter lugar  antes de serem conhecidos os resultados nas negociações de hoje na Grécia. “O presidente do Eurogrupo, Jean Claude Juncker, decidiu convocar uma reunião do Eurogrupo para quinta-feira 9 de fevereiro às 18h00” (menos uma hora em Portugal), refere o comunicado.

Em cima da mesa estará o segundo programa de ajuda à Grécia. A tensão tem subido nos últimos dias, com vários agentes ligados à ‘troika’ a pressionarem o governo grego a aceitar as exigências europeias. A título de exemplo, basta lembrar que o presidente da França e a chanceler alemã afirmaram “não haver outra hipótese” que não fosse a aceitação, pelos gregos, dos termos impostos.

Na Grécia continua o debate entre os vários partidos com assento parlamentar para decidir qual a melhor forma de negociar o novo pacote de apoio, no valor de 130 mil milhões de euros, e respetivas medidas de austeridade. O país necessita da verba antes de março, mês em que ou paga os compromissos assumidos ou assume a falência e consequente expulsão do Euro.

Em destaque

Subir