Nas Notícias

Hospital Pediátrico de Coimbra estreia transplante renal

transplante_renalO Hospital Pediátrico de Coimbra estreou-se ontem na realização de transplantes renais, operação que até agora só era realizada nos Hospitais da Universidade de Coimbra. O primeiro rim transplantado coube a uma criança de sete anos.

Uma criança de sete anos foi a primeira a receber um rim no Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), numa operação que teve lugar ontem, como anunciou uma fonte hospitalar. Esta intervenção cirúrgica só era feita nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

O primeiro transplante renal realizado na unidade pediátrica coimbrã decorreu ao final da tarde de ontem, terminando com o calvário das crianças transplantadas, que eram obrigadas a serem transferidas, em ambulância, desta unidade para os HUC. Como pormenor importante, refira-se que esta transferência tinha de ser realizada, no máximo, até às 48 horas após o transplante.

“Naturalmente” que essa transferência “aumentava os riscos” para a criança transplantada, admitiu o cirurgião Alfredo Mota, que comandou a equipa que realizou o transplante. “Não era conveniente” obrigar as crianças, sobretudo as mais novas, aos perigos da transferência dum hospital para outro.

Em destaque

Subir