Economia

“Eu só liguei para saber como vai a crise”, disse Barack Obama a Mario Monti

obamaEm vésperas da cimeira europeia, o Presidente dos EUA, Barack Obama, telefonou a Mario Monti para saber, pela voz do primeiro-ministro, quais as medidas que a União Europeia tenciona implementar para evitar o agravamento da crise da dívida.

A crise na União Europeia é uma preocupação para os Estados Unidos que não se limita às trocas comerciais, pois uma eventual saída da Grécia da moeda única poderia aumentar a instabilidade no Médio Oriente. Daí que o Presidente, Barack Obama, procure estar informado sobre o desenrolar dos eventos.

Como esta semana há cimeira europeia, Obama telefonou ao primeiro-ministro italiano, Mario Monti, que na sexta-feira foi o anfitrião dum encontro das quatro maiores economias do euro: Alemanha, Espanha, França e Itália.

Na conversa, o Presidente norte-americano terá questionado sobre o atual estado das contas da União Europeia e de que forma pretende Mario Monti convencer os restantes parceiros – em especial os alemães – a aliviar a política de austeridade e a implementar medidas de crescimento e de combate ao desemprego.

Em destaque

Subir