Tecnologia

Facebook muda e-mails de utilizadores e compra nova ‘guerra’ com a opinião

facebook1Depois da polémica com os perfis e com as páginas, rede social de Mark Zuckerberg toma mais uma decisão sem ‘perguntar primeiro’. Imprensa especializada não perdoa a maior plataforma virtual do mundo.

O Facebook mudou, na madrugada desta terça-feira, os e-mails a mais de 900 milhões de utilizadores. Assim, todos passam a ser detentores de uma caixa de correio terminada em @facebook.com.

Na verdade, a rede social já tinha lançado o serviço há vários meses. Na altura, tentou ganhar utilizadores do seu próprio e-mail, perguntando diretamente aos utilizadores se pretendiam a mudança. Com a troca, as mensagens enviadas eram ‘depositadas’ diretamente no serviço de mensagens da rede. Contudo, a plataforma de e-mail do Facebook foi tudo menos um sucesso.

Agora, passados alguns meses e sem se dar conta, a rede social decide alterar os e-mails de tudo e todos, que deixam de ser Gmail, Sapo, Hotmail, entre outros, e passam a ser Facebook.

Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg afirma que os antigos e-mails dos utilizadores não foram apagados, mas sim apenas colocados de parte, diga-se assim. Contudo, para ter o antigo e-mail como pré-definido, é necessária a intervenção do utilizador.

A rede social parece querer ter cada vez mais na sua posse todos os serviços de quem a utiliza.

Esta não é a primeira vez que o Facebook efetua alterações que deixam milhões à beira de um ataque de nervos. A mudança mais polémica terá sido a implementação do novo design do perfil e das páginas, conhecido como Cronologia, ou ‘Timeline’. Na realidade, são poucos aqueles que gostaram da mudança. Problema é que, mais uma vez, o Facebook não deu escolha aos utilizadores.

O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, registando mais de 900 milhões de utilizadores.

Em destaque

Subir