Apresentações/Novidades

Estudo revela potencial impacto positivo dos automóveis elétricos

Um estudo levado a cabo em França pela European Climate Fundation, em conjunto com outras entidades, concluiu que, comparativamente aos veículos movidos por combustíveis fósseis, os automóveis elétricos têm um impacto três vezes inferior no aquecimento global.

O estudo teve em conta todo o ciclo de vida dos automóveis elétricos, num benefício ambiental que se calcula durará até 2030, tendo o potencial de ser ainda melhor se a aposta para desenvolver energias renováveis levar a um cenário em que a fonte de alimentação será conseguida dessa forma.

Descabonizar os transportes parece ser a chave para alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo Climático de Paris, e o Clean Mobility Package, apresentado pela Comissão Europeia em novembro de 2017, reconhece o papel vital dos automóveis elétricos para que os objetivos climáticos da UE sejam atingidos.

Convém lembrar que 40 % das emissões produzidas por um automóvel elétrico ocorrem durante o processo de produção das baterias. Por isso melhorar o impacto ambiental das baterias nessa fase será determinante para a descarbonização do setor dos transportes. Por outro lado, a melhoria da eficiência energética das atividades produtivas irá permitir que o impacto dos veículos elétricos seja reduzido de 20 a 25% até 2030.

Em destaque

Subir