Nas Notícias

Estudo da Deco denuncia falhas graves em lares de idosos

idosos1De acordo de um estudo da Deco, os idosos internados em lares enfrentam problemas de ausência de higiene, incorreções na toma de medicamentos e até faltas a consultas médicas. A pesquisa denuncia também elevados tempo de espera para garantir uma vaga e pouca transparência na admissão dos idosos.

A Deco Proteste realizou um estudo junto de familiares de idosos que residem em lares de idosos, para avaliar as condições em que estes vivem naquelas instituições. No total, foram inquiridos 690 familiares de idosos residentes em lares, o que permitiu perceber a realidade em que a população idosa vive.

Alguns lares apresentam falhas consideradas graves, que passam pela falta de higiene, ou mesmo pelo desrespeito das regras na toma da medicação (o que pode colocar em causa a saúde dos idosos).

Acresce que os idosos esperam, em média, cerca de um ano para conseguirem uma vaga num lar. Há relatos de três anos de espera, o que indicia que haverá idosos que morrem enquanto aguardam pela sua vaga.

Em declarações à TSF, Bruno Santos, da Deco, que mais de revela que cerca de metade dos familiares admitem que tiveram de recorrer a contactos de amigos, para acelerarem a entrada dos idosos num lar, dado o elevado tempo de espera.

Há ainda casos de alegada falta de transparência no processo de admissão dos idosos em lares, sobretudo nos públicos e nos público-privados. Há relatos de alegados pagamentos a funcionários, em subornos.

Em destaque

Subir