Nas Notícias

‘Estou Aqui!’: PSP ativou 19 mil pulseiras de localização de crianças

pulseira estou aquiNum mês, foram distribuídas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) cerca de 19 mil pulseiras ‘Estou Aqui’, de localização de crianças, o que representa o dobro do número verificado no verão passado. Este instrumento permite ajudar as crianças perdidas, que podem desaparecer sem serem necessariamente raptadas.

O fenómeno ocorre com maior frequência no verão, quando as crianças frequentam meios onde há grandes aglomerados de pessoas e basta um olhar de segundos para que se perca o rasto dos menores.

Para combater esses casos, existe uma ferramenta. Chama-se ‘Estou Aqui’ e é uma pulseira que tem associado um número, sendo que quem encontrar a criança apenas terá de ligar para o 112 e prestar a informação que consta dessa pulseira.

A PSP já distribuiu, em 2013, em apenas um mês, mais de 19 mil pulseiras – o dobro do número verificado há um ano –, o que é revelador de um reforço das estratégias de proteção de menores.

Segundo refere Marisa Pires, subcomissária da PSP, as praias são o local mais vulnerável, onde é comum verificarem-se desaparecimentos de crianças. “As praias, especialmente as do Algarve, estão cheias de gente. Às vezes, basta virar a cara e a criança desaparece”, alerta, ainda que esse desaparecimento não implique, necessariamente, que se trate de um rapto.

A pulseira ‘Estou Aqui!’ resulta de um programa da PSP, Fundação PT, RFM e a DGIE, para evitar desaparecimentos. Em 2013, o processo de validação permitirá, entre outras novidades, que a pulseira possa ser usada por grupos de crianças de escolas e instituições.

As pulseiras também são válidas para os países da União Europeia, em resultado de uma parceria com as diversas polícias.

Em destaque

Subir