Nas Notícias

“Estarei sempre ao lado dos injustiçados. Conto com Paulo Pedroso”, diz Ana Gomes

Ana Gomes, candidata à Presidência da República, confirmou que Paulo Pedroso vai integrar a “estrutura organizativa” da candidatura e lembrou que o ex-ministro socialista foi “injustiçado” no âmbito do processo Casa Pia.

“Bem sei que Paulo Pedroso foi acusado no chamado ‘processo da Casa Pia’, mas não foi pronunciado (nem julgado) por decisão proferida em primeira instância e confirmada pelos tribunais superiores”, salientou a jurista e diplomata, numa nota escrita citada pela Lusa.

“Por ter sido acusado e preso por razões manifestamente insubsistentes, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado Português a indemnizá-lo pelos danos que sofreu”, recordou a antiga eurodeputada (eleita pelo PS).

Nesta corrida a Belém, Ana Gomes conta com o apoio de Paulo Pedroso, um “injustiçado”.

“Nunca pactuei com a impunidade, mas estarei sempre ao lado dos injustiçados. Sei que posso contar com Paulo Pedroso nesse combate pela defesa do Estado de Direito”, frisou.

No comunicado, Ana Gomes lembrou o perfil do antigo porta-voz do PS, que foi ministro do Trabalho e da Solidariedade num Governo liderado por António Guterres e que no início deste ano se desfiliou do partido.

“Tenho o maior orgulho em poder contar com a colaboração de Paulo Pedroso, um socialista de sempre, um sociólogo e docente universitário distinto, um militante da esquerda democrática, que exerceu, com competência e seriedade, os mais variados cargos ao serviço da República”, elogiou.

Paulo Pedroso foi constituído arguido no processo Casa Pia, por abuso sexual de menores, tendo sido detido em plena Assembleia da República, durante a fase de inquérito.

Em 2006, na fase instrutória do processo, o Tribunal de Instrução Criminal considerou que não havia fundamento para Paulo Pedroso ser levado a julgamento.

O ex-deputado recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que lhe deu razão e condenou o Estado Português a indemnizar Paulo Pedroso em 68 555 euros.

Em destaque

Subir