Insólito

Estado oferece agendas em castelhano a funcionários públicos

O Estado começou a distribuir agendas para 2019 mas, ainda que o ano novo não tenha chegado, já o Governo ‘entra com o pé esquerdo’, visto que a língua dominante é… o castelhano. Marques Mendes admite que o Governo possa não estar a par desta situação que está a ocorrer na Administração Pública, mas pede ao primeiro-ministro que tome uma posição. “Será que o Estado português já considera que Portugal é um província de Espanha?”, pergunta.

A denúncia foi feita pelo comentador Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário da SIC, assumindo que este caso tem relevância para o país e não pode passar ‘entre os pingos da chuva’.

“Será que o Estado português já considera que Portugal é um província de Espanha? Será que já chegamos à Ibéria?”

Marques Mendes, que é conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, lamenta que esteja a ser oferecida a altos quadros da administração pública portuguesa uma agenda onde a língua dominante é o castelhano.

Na imagem disponibilizada pela SIC dá para ver que o castelhano domina, depois aparece com letra mais pequena a ‘tradução’ em português e inglês, seguindo-se as línguas regionais espanholas galego, basco e catalão.

Marques Mendes referiu ainda que “quando se começam a degradar os símbolos, começam a degradar-se as instituições”.

Veja a imagem disponibilizada na SIC das agendas.

Em destaque

Subir