Nas Notícias

Esquizofrenia: Pode o culpado ser um parasita dos gatos?

catmaning

O estudo que aponta a possibilidade do ‘toxoplasma gondii’, um parasita dos gatos, se transferir para os humanos abre a porta a uma hipótese surpreendente: embora as chances desse contágio sejam mínimas, esse mesmo parasita pode provocar doenças mentais e até esquizofrenia.

Calma, não vá já atirar o pau ao gato: o mesmo estudo que revela a ligação entre um parasita comum nestes felinos domésticos e as doenças mentais é o mesmo realça que as hipóteses desse contágio acontecer são mínimas.

Apesar de mínimas, existem: se um gato estiver infectado com ‘toxoplasma gondii’ e as pessoas não lavarem as mãos após terem estado em contacto com as fezes do ‘bichano’ é possível que essa transferência ocorra.

De resto, insistem os investigadores, conviver com gatos e fazer-lhe festas não provoca qualquer doença mental.

“O risco é mínimo”, garantiu o autor do novo estudo, E. Fuller Torrey, que dirige o Stanley Medical Research Institute: “A possibilidade de contrair esquizofrenia passa de uma em cada cem pessoas para duas ou três em cada cem”, explica o diretor do Stanley Medical Research Institute.

O cientista lembra ainda que, embora o ‘toxoplasma gondii’ seja um parasita comum, nem todos os gatos são portadores: é necessário que estejam em contacto com outros felinos doentes ou com roedores ou pássaros infetados.

O parasita é mais conhecido por provocar uma outra doença nos humanos, a toxoplasmose, com sintomas semelhantes aos de uma gripe e que pode provocar lesões oculares e malformações fetais.

Em destaque

Subir