Nas Notícias

Esquerda obrigada a aprovar OE2019 para “salvar a pele”, explica Rui Rio

Rui Rio não duvida de que a Geringonça vai aprovar o Orçamento de Estado para 2019. A alternativa, explicou, seria ter António Costa a “viabilizar um Governo PSD-CDS”.

Em entrevista à TVI, o presidente social-democrata não deixou esquecer que o PS só formou Governo porque teve o apoio da esquerda – que ficou conhecido como Geringonça – para fazer cair o executivo de Passos Coelho.

Uma solução que, frisou, teria também de ser aceite pelo Presidente da República.

“Se o Orçamento chumbasse, em bom rigor, o doutor António Costa teria de viabilizar um Governo do PSD com o CDS”, afirmou Rui Rio

“Ele não disse em 2015 que só chumbou o Governo do doutor Passos Coelho porque conseguia uma maioria à esquerda?”

“Se agora não o conseguisse, em coerência, devia dizer: ‘peço desculpa, apoio um Governo do PSD e do CDS”, complementou.

Dita assim “a lógica” que os partidos da esquerda estão obrigados a aprovar o Orçamento de Estado para “salvarem a pele”.

Resta é saber, ainda segundo Rui Rio, como será feita a negociação da “moeda de troca”, o descongelamento das carreiras dos professores.

“Sendo justo e defendendo eu o rigor orçamental, tem que se arranjar solução intermédia”, defendeu o líder do PSD, instado a comentar a posição do partido sobre o tema.

Em destaque

Subir