Mundo

Espanha baixa IVA para a tourada e mantém taxa máxima no cinema

A elevada receita de IVA vai permitir ao governo de Mariano Rajoy promover uma baixa de impostos em espetáculos culturais. Mas a medida não agrada a todos. O IVA dos bilhetes para um espetáculo de tauromaquia passam de uma taxa de 21 para 10 por cento, mas o cinema mantém a taxa máxima.

Se dúvidas houvessem quanto à força da tradição tauromáquica, em Espanha, ficam dissipadas com a mais recente medida fiscal do executivo de Mariano Rajoy, inscritas na proposta de Orçamento.

A boa notícia, para os espanhóis, é que a promoção da Cultura será feita com medidas fiscais. Assim, ir ao teatro ou a um museu terá um custo menor, já que os bilhetes passam à taxa de IVA intermédia, de 10 por cento, em vez dos 21 por cento anteriores.

A tauromaquia também fica a ganhar, com esta medida. Na proposta de Orçamento entregue nesta terça-feira, os bilhetes para a tourada passam também para a taxa intermédia.

Mas há indignação, em virtude do facto de a mesma medida não ser aplicada no cinema. E surge a pergunta: se a tourada e o teatro são cultura, por que razão o grande ecrã fica de fora?

O caso suscitou controvérsia, até porque as Finanças espanholas esperam arrecadar mais 7,3 por cento de receita de IVA, no próximo ano, de acordo com o El País.

Refira-se que em Espanha há três taxas de IVA: a máxima, de 21 por cento, a intermédia (de 10 por cento) e a reduzida (de quatro por cento).

Em destaque

Subir