Ciência

Espaço: Índia tem um mini-vaivém que é reutilizável e… funciona

As naves reutilizáveis estão na moda. A Índia também está na corrida ao Espaço e tem vindo a testar, com sucesso, um modelo de sete metros. O mini-vaivém tem apenas sete metros, mas é o primeiro passo do gigante asiático para o desenvolvimento de uma nave reutilizável e tripulável.

A agência espacial indiana (ISRO, na sigla internacional) revelou hoje que o teste do RLV-TD, o modelo do próximo vaivém espacial ‘em tamanho real’, foi um sucesso.

Com sete metros de altura e 1,7 toneladas de peso, a pequena nave (em escala menor do que modelo final, que será seis vezes maior) foi lançada Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, a bordo de um foguete HS9.

Aos 56 quilómetros de altitude, cerca de 91 segundos após o lançamento, o mini-vaivém separou-se do foguete e continuou a subir, atingindo os 65 quilómetros de altitude.

A reentrada na atmosfera, durante o retorno, foi feita na velocidade mach 5, ou seja, cinco vezes mais rápido do que o som.

A aterragem decorreu sem problemas, cerca de 770 segundos após a descolagem, na Baía de Bengala.

“Tecnologias críticas como navegação, orientação e controlo autónomos, sistema de proteção térmica reutilizável e gestão da missão de reentrada foram validadas com sucesso”, salientou a ISRO, em comunicado.

Em destaque

Subir