Nas Notícias

Esferantástica e Boa-Hora organizam torneio masters de andebol

Decorre, nos próximos dias 12 e 13 de março, o Primeiro Torneio Andebol Masters Esferantástica ACD/Boa-Hora FC, no Pavilhão Fernando Tavares, em Lisboa, iniciativa que visa promover a prática do andebol de veteranos no país.

Além da Esferantástica ACD (Associação Cultural e Desportiva), equipa criada em 2012 especificamente para competições de veteranos, a prova contará ainda com a presença das equipas de veteranos do FC Barcelona (Espanha), Vitória Futebol Clube, Passos Manuel e Associação Desportiva Sanjoanense, que irão defrontar-se num esquema de todos contra todos durante os dois dias do torneio, em jogos com a duração de 40 minutos.

Organizado pela Esferantástica ACD e pelo Boa-Hora FC (o clube que cede o seu pavilhão para este torneio e é casa dos jogos da Esferantástica na condição de visitado), o torneio tem como objetivo a promoção da atividade desportiva para antigos jogadores de andebol.

“Sentimos muito orgulho por, ao fim de quatro anos, conseguirmos organizar um torneio com equipas de outra esfera que não a nossa. Vamos trazer uma equipa do Norte e tivemos a sorte de o Barcelona aceitar o nosso convite. O andebol corre-nos no sangue e queremos transmitir não só essa sensação, como também continuar a dignificar a modalidade”, sublinha Ricardo Borges, presidente da Esferantástica ACD.

“A Esferantástica é um clube formado por antigos atletas de andebol, muitos deles até foram meus atletas! É um grupo de amigos que também é nosso e que fez do Boa-Hora a sua casa. Para nós, organizar este torneio com eles é ótimo, até porque nós próprios somos um clube de andebol. Espero que seja o primeiro de vários”, refere, por seu turno, José Ramos, presidente do Boa-Hora FC.

Entre outras entidades, o Torneio Andebol Masters Esferantástica/Boa-Hora FC conta com o apoio da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e da Associação de Andebol de Lisboa (AAL).

Sobre a Esferantástica ACD

A Esferantástica ACD (Associação Cultural e Desportiva) nasceu em 2012, sendo um clube de andebol federado no escalão de Veteranos/Masters e constituído, maioritariamente, por antigos jogadores da modalidade, principalmente do Boa-Hora Futebol Clube e do Clube de Futebol “Os Belenenses”. Tem como sede o Pavilhão Fernando Tavares, do Boa-Hora FC, Lisboa, que também serve de palco para os jogos realizados na condição de equipa visitada.

Depois de em 2013 vencer a Taça de Reconhecimento do Campeonato do Inatel, a Esferantástica sagrou-se, em 2013/2014, campeã regional de Masters da Associação de Andebol de Lisboa, ficando em segundo lugar no Campeonato Nacional de Veteranos. Em 2014/2015, a equipa ficou em segundo lugar Campeonato Regional de Masters da Associação de Andebol de Lisboa e irá agora participar, pelo terceiro ano consecutivo, no Campeonato Nacional de Veteranos da Federação de Andebol de Portugal (FAP).

Sobre o Boa-Hora FC

Entre 1913 e 1914, um grupo de rapazes do bairro da Boa Hora tinha o sonho de criar um clube desportivo. Porém, o sonho apenas se tornou realidade a 13 de julho de 1918, sob o nome Boa-Hora Foot Ball Club.
Apesar de em toda a sua história albergar outras modalidades desportivas, é no andebol que o Boa-Hora FC conta mais títulos regionais e nacionais, além de vários troféus portugueses e além-fronteiras (Espanha, França, Bélgica e Inglaterra). Na categoria de Seniores masculinos participou, durante vários anos, no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, onde tiveram atuação de realce vários atletas, como Artur Ferreira, Frederico Adão, João Romana, Raúl Lopes, Tobel e João Branco Lopes.
Atualmente, o Boa-Hora FC mantém em atividade equipas de vários escalões e disputa o Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão.

Em destaque

Subir