Motores

Esapekka Lappi contesta favoritismo de Jari-Matti Latvala na Finlândia

A primeira etapa do Rali da Finlândia teve o condão de mostrar que Jari-Matti Latvala pode ser o grande favorito à vitória, mas para somar mais um triunfo no seu país vai ter grande oposição de Esapekka Lappi, seu companheiro de equipa na Toyota.

Lappi teve uma segunda parte da primeira etapa verdadeiramente endiabrada, conseguindo arrebatar a liderança a Latvala e terminar o primeiro dia com 4,4s de vantagem sobre o seu ‘chefe-de-fila’.

No começo da tarde desta etapa inicial, Jari-Matti Latvala fez o mesmo tempo que Esakpekka Lappi no troço de Aenekoski-Valtra, que impulsionou para a liderança o novato da Toyota, que antes disso tinha ganho quatro especiais consecutivas.

Os pilotos da casa dominaram os acontecimentos, já que Teemu Suninen – que vai apenas na sua segunda prova com um WRC – passou a ocupar o terceiro lugar, depois de Juho Haninen, no terceiro Toyota ter sofrido estragos na suspensão traseira do seu Yaris WRC, que o fizeram descer para quinto, promovendo Craig Breen, o melhor piloto da Citroën, à quarta posição.

No entanto o dia seria marcado pelo despiste e abandono do Campeão do Mundo Sébastien Ogier, que saiu de estrada e embateu violentamente contra uma árvore, danificando de forma irremediável o seu Ford Fiesta WRC. Thierry Neuville poderá agora tentar aproveitar o deslize para alcançar o francês no topo do campeonato, ainda que para o belga não esteja a ser um rail muito fácil, uma vez que terminou este primeiro dia apenas na oitava posição.

Classificação após 13ª PE

1º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) 1h11m36,4s
2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 4,4s
3º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 19,0s
4º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 33,0s
5º Juho Hanniunen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 39,1s
6º Mafds Ostberg/Tomas Eriksen (Ford) + 45,0s
7º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 45,1s
8º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m07,6s
10º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) 1m50,2s

Em destaque

Subir