Mundo

Equinócio de Outono assinalado com doodle que marca o início da estação

O Equinócio de Outono é assinalado com um google doodle, no início da estação: às 9h20 desta quarta-feira, em Portugal Continental, hora do equinócio. É o começo do outono, num dia sem chuvas e com muito sol.

Nesta terça-feira, o Equinócio de Outono é assinalado com um google doodle, que representa a entrada da nova estação. Até ao dia 21 de dezembro de 2015, data do Solstício de Inverno.

A palavra “equinócio” provém do Latim, juntando as palavras “aequus”, que quer dizer “igual”, e “nox”, que significa “noite”. Pode traduzir-se como “noites iguais”, numa alusão ao facto de o dia e a noite durarem exatamente o mesmo período de tempo.

Na astronomia, este fenómeno resume-se ao instante em que o Sol, na sua órbita aparente (vista da Terra), atravessa a linha do equador terrestre.

No primeiro dia de outono, e de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu estará pouco nublado e o vento vai soprar fraco, com temperaturas que rondam os 20 graus.

Os equinócios ocorrem nos meses de setembro e de março e definem mudanças de estação. Em setembro, dá-se o Equinócio de Outono, que marca o começo do outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul.

No mês de março, ocorre o inverso: o equinócio marca o início da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo do outono difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início de todas as estações. Com o outono, os dias vão passar gradualmente a ser mais curtos, fenómeno que terminará com o Equinócio da Primavera.

Em destaque

Subir