Fórmula 1

Uma época de grandes mudanças na Fórmula 1

É uma nova Fórmula 1 a que inicia no próximo fim-de-semana a temporada de 2017. Carros mais largos, com mais apoio aerodinâmico e rodas maiores e algumas mudanças no pelotão, ficando por saber se no Grande Prémio da Austrália veremos uma alteração na hierarquia da disciplina.

Nos testes de Barcelona vimos uma Ferrari muito rápida, a pulverizar os tempos por volta, mas não sabemos até que ponto isso se vai traduzir em luta pelo título e um efetivo desafio à favorita Mercedes.

Sem Nico Rosberg a defender o cetro conquistado na época passada no pelotão, poder-se-ia dizer que Lewis Hamilton é o grande candidato à conquista de mais um campeonato. Mas teremos que ser mais prudentes nessa análise. Além disso o britânico pode ter que centrar as suas atenções no seu novo companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que a ter em atenção no que sucedeu nos ensaios de pré-época se adaptou muito bem ao novo Mercedes W08.

As alterações aos regulamentos foram tão profundas que dão uma clara ‘janela’ de oportunidade aos rivais de Hamilton e da Mercedes, a começar, claro está, pela Ferrari, que tão boas provas deu de fiabilidade e rapidez nos testes de pré-época em Barcelona

Não é um dado adquirido que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen vão poder ganhar grandes prémios – coisa que não sucedeu em 2016 – mas o SF70H parece um monolugar bem ‘nascido’ sem problemas que outros evidenciaram nos ensaios de preparação para a nova temporada.

A Red Bull tem de surgir como terceira força nesta antevisão da nova época porque se em 2016 ganhou corridas nos testes de Barcelona mostrou haver ainda caminho a percorrer para que o RB13 possa permitir a Daniel Ricciardo e a Max Verstappen fazerem pelo menos o mesmo que fizeram no ano passado.

Parece que a Renault produziu um motor que permite velocidade, mas a fiabilidade ainda não é um dado adquirido para a unidade motriz da marca francesa.

Ao invés a Williams deu indicações de que pode muito bem ser a melhor equipa independente esta temporada. Os tempos efetuados por Felipe Massa em alguns dos dias dos ensaios de pré-época permitem à formação de Grove estar otimista em relação a 2017, depois de um ano que foi para esquecer.

Renault e Force India podem ser as grandes rivais da equipa de Frank Williams, assim a marca do losango resolva alguns problemas de fiabilidade e a equipa de Vijay Mallya prove que é melhor em corrida que em testes ou treinos.

Em destaque

Subir