Economia

Empréstimos a particulares e empresas continuam a cair em março

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação continuaram a cair (-1,5 por cento) em março, assim como os empréstimos concedidos a sociedades não financeiras (-0,5 por cento), segundo dados do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgados.

Em fevereiro, as taxas de variação anual (tva) destes empréstimos tinham sido ainda mais negativas (-1,6 por cento no caso dos particulares e -0,7 por cento no caso das empresas).

No conjunto da área do euro, as tva nos empréstimos a sociedades não financeiras e a particulares (habitação) foram de 2,2 por cento e 3,0 por cento, respetivamente, que comparam com 2,0 por cento e 2,9 por cento em fevereiro.

De acordo com a informação estatística do BdP, os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 139,3 mil milhões de euros no final de março de 2018, refletindo uma tva de 0,6 por cento, valor igual ao observado no mês anterior.

Na área do euro, a tva dos depósitos de particulares foi de 3,4 por cento em março, à semelhança da verificada em fevereiro.

Em destaque

Subir