Economia

Empréstimos do BCE aos bancos com taxa de juro mais baixa

eurosBanco Central Europeu decidiu baixar a sua taxa de juros de empréstimo em 25 pontos percentuais, fixando-se nos 0,75 por cento. Esta medida é uma ‘lufada de ar fresco’ para os bancos que pretendam recorrer ao crédito concedido pelo BCE. Mas os especialistas consideram-na “frouxa”.

A medida aplicada pelo Banco Central Europeu vem trazer um pouco de alívio ao bancos da Zona Euro, já que houve uma descida na taxa de juro de 25 pontos percentuais, fixando-se numa taxa de apenas 0,75 por cento.

Embora os bancos europeus possam estar aliviados, esta nova medida não deverá produzir grandes efeitos no mercado de crédito, dado que o BCE afirma que os mil milhões de euros que emprestou a banca europeia no primeiro trimestre deste ano não se refletiram no crescimento da oferta de crédito por parte dos bancos.

Os especialistas na matéria dizem que a medida peca por tardia e classificam esta como “frouxa“. O BCE continua a ser influenciado pela Alemanha, no que toca ao tema da ‘hiper-inflação’, arriscando-se a ser ultrapassado pela realidade,  numa altura em que a Inglaterra instaurou um novo plano na compra de títulos de mercado e a China baixou a taxa de juro, esperando-se também uma resposta por parte da Reserva Federal norte-americana.

Apesar das novas medidas de crescimento económico, anunciadas pelo presidente do BCE, Mario Draghi, a Europa deverá continuar num panorama de falta de liquidez e a contaminar a economia mundial.

Em destaque

Subir