Motores

Dunas do Erg Chebi atrasam Ricardo Leal dos Santos

LealDosSantosAfricaEco115 2

Ricardo Leal dos Santos não foi tão feliz na segunda etapa do Africa Eco Race como o tinha sido na véspera. E as dunas do Erg Chebi foram as grandes ‘culpadas’ do atraso sofrido.

Numa tirada ganha por um Buggy, e que teve uma importante componente de areia, o piloto da equipa BAMP realizou o quarto melhor tempo nos 313 quilómetros do setor seletivo.

Com a partida a ser dada junto do conhecido Erg Chebi, a jornada lançou os concorrentes na primeira travessia de dunas da competição, onde Leal dos Santos e o seu navegador, Maykel Justo, jogaram à defesa, tentando poupar a mecânica da Nissan Navara V8, que partiu para a etapa com o tanque cheio.

A dupla luso-brasileira perdeu cerca de uma dezena de minutos na fase inicial da corrida, que se manteve até ao final da etapa, que ligou Jorf El Haman a Tangounite.

LealDosSantosAfricaEco215 2

Leal dos Santos e Maykel terminaram o dia atrás do Buggy de Mathieu Serradori, que foi o mais rápido, do Hummer do cazaque Yurity Sazanov, piloto que se mantém no comando da classificação geral, e do OCS do russo Anton Grigorov, que passou a ocupar o terceiro posto após esta tirada.

Ricardo Leal dos Santos ocupa agora o quarto lugar a 3m21s do piloto que o precede na classificação.

No derradeiro dia de 2015 a especial cronometrada alonga-se para 451 quilómetros num percurso bastante diversificado que começa em pistas de areia e de pequenas dunas.

Os concorrentes terão ainda como grande dificuldade a travessia do rio seco Oued Draa. O Erg Chegaga será o derradeiro desafio de uma etapa onde a festa de passagem de ano terá lugar no bivouac de Assa, perto da fronteira com a Argélia.

Fotos: AIFA

Em destaque

Subir