Nas Notícias

Duas famílias criaram bebés que foram trocados numa clínica e acabam indemnizadas com 2M€

bebe incubadora 2 Serão pagos dois milhões de euros às duas famílias francesas cujas bebés foram trocadas à nascença, numa clínica de Cannes. Um tribunal de Grasse, França, determinou aquela indemnização, nesta terça-feira, 20 anos depois do nascimento das meninas. As recém-nascidas estiveram na mesma incubadora e a clínica não terá atendido às reclamações das mães, que apresentaram dúvidas esclarecidas, mais tarde, com exames ADN.

As duas famílias que tiveram as bebés trocadas à nascença, num caso com 20 anos, receberão 1,88 milhões de euros de indemnização.

Este valor é muito inferior àquele que as duas famílias reclamavam. A título indemnizatório, pretendiam mais de 12 milhões de euros, no total.

A decisão de compensar as famílias foi conhecida nesta terça-feira. Um tribunal de Grasse, na França, ordenou que que terá de ser paga pela clínica de Cannes, responsável pela troca das crianças.

A troca dos bebés ocorreu no dia 4 de julho de 1994, quando duas crianças que nasceram na mesma clínica foram entregues aos pais errados.

Uma recém-nascida, filha de Sophie Serrano, tinha icterícia e foi transportada para uma incubadora, onde foi colocada ao lado de outra menina.

Sem reparar, uma auxiliar de enfermagem trocou as bebés, provocando dúvidas às duas mães, que terão confrontado as responsáveis por essa situação.

Passada uma década, o marido de Serrano desconfiou da inexistência de semelhanças entre ele e a menina, solicitando um teste de paternidade que confirmou a dúvida nascida em 1994: a criança não era a filha dele.

Sophie Serrano também realizou um teste de ADN e, mal o exame confirmou que não era a mãe biológica de Manon, deu início às buscas para encontrar a família que tinha levado a verdadeira filha.

Refira-se que as duas famílias, após de confirmada a troca das bebés à nascença, recusaram-se a desfazer essa troca.

Em destaque

Subir