Nas Notícias

‘Underground’ de Londres é para pedalar (com vídeo)

london underline Uma empresa britânica quer revolucionar o transporte em Londres. Os designers da Gensler querem unir os conceitos do comboio e das bicicletas: se há túneis feitos para o metro que não estão a ser usados, porque não convertê-los em ciclovias?

Em Londres, os túneis do metro podem vir a ser usados pelas bicicletas.

A ideia é da Gensler, uma empresa de design que quer converter as linhas não utilizadas pelo transporte coletivo em ciclovias.

A solução apresenta várias vantagens: a principal é que não serão necessárias obras à superfície, que geram inevitavelmente constrangimentos no trânsito e queixas por parte dos comerciantes.

O projeto, intitulado ‘London Underline’, aposta nos valores ambientais. A ciclovia seria pavimentada com um piso ‘Kinetic’, que aproveita parte da energia gasta por quem circula (de bicicleta ou a pé) e contribui para a redução dos gases na cidade.

Com movimento de ciclistas e peões, as antigas estações do metro poderiam ganhar uma nova vida como pequenas galerias comerciais, até por estarem na chuvosa capital britânica.

“Agora que Londres atingiu o maior nível populacional da história, precisamos de pensar com criatividade sobre como maximizar o potencial da infraestrutura da cidade. A adaptação dos túneis não utilizados pelos comboios e pelo metro oferecem um acréscimo rápido e simples à nossa rede estrutural”, salientou Ian Mulcahey, diretor da Gensler.

Em destaque

Subir