Velocidade

DTM: Filipe Albuquerque arranca de sexto em Zandvoort

AlbuquerqueZandvoort 1AlbuquerqueZandvoort 1bigPela segunda vez consecutiva esta temporada Filipe Albuquerque voltou a ter um bom desempenho numa qualificação do Campeonato Alemão de Carros de Turismo, já que garantiu a sexta posição da grelha de partida para a corrida que este domingo se disputa no circuito holandês de Zandvoort.

No entanto o fim-de-semana até não começou bem para o piloto português da Audi, pois os treinos livres não correram bem, o que o levava a ficar ligeiramente apreensivo para a qualificação.

“Não estava confiante. Havia pequenos detalhes que nos treinos não estavam bem. E neste campeonato os detalhes fazem toda a diferença. Mas a equipa fez um excelente trabalho e os devidos ajustes e voltei a ter um carro muito competitivo”, começou por afirmar.

“Dei tudo por tudo. Na qualificação 3 arrisquei tudo e a minha volta não correu tão bem. Foi uma pena mas o nível está tão alto que num circuito como este se não arriscasse teria sido pior”, justifica Filipe Albuquerque.

E de facto valeu a pena arriscar, já que o piloto de Coimbra foi mais rápido do que o seu companheiro de equipa no Team Rosberg, Edoardo Mortara, que também conseguiu o ‘bilhete’ até à terceira sessão de qualificação.

Apostado em conseguir pontos e, quem sabe, chegar ao pódio, Albuquerque lembra que nas hostes da Audi, e dada a fase decisiva da temporada, as prioridades podem não passar pelos objetivos pessoais.

“Neste final do campeonato todos os pilotos da Audi estão focados em ajudar o (Mike) Rockenfeller a ser campeão, embora pessoalmente queria pontuar. Mas se estiver em posição de lutar pelo pódio não vou baixar os braços. Quero acabar a época da melhor forma possível”, conclui.

Marco Wittmann foi o surpreendente autor da ‘pole position’, batendo por menos de uma décima o seu colega na BMW Augusto Farfus, um dos pilotos com quem Mike Rockenfeller discute o título.

Resultado da qualificação
1.º Marco Wittmann (BMW) 1m30,894s
2.º Augusto Farfus (BMW) 1m30,979s
3.º Mike Rockenfeller (Audi) 1m31,325s
4.º Timo Scheider (Audi) 1m32,524s
5.º Joey Hand (BMW) 1m31,439s
6.º Filipe Albuquerque (Audi) 1m31,443s
7.º Edoardo Mortara (Audi) 1m31,460s
8.º Timo Glock (BMW) 1m31,614
9.º Adrien Tambay (Audi) 1m31,621s
10.º Miguel Molina (Audi) 1m32,106s

Em destaque

Subir